Local : Afesol/LAMPEAR
Data : 16/08/2012
Horário : 14:00h
A Incubadora Articulação e Fortalecimento de Empreendimentos Solidários –- AFESOL –- é um serviço da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN que visa contribuir com a organização popular na região do Seridó Potiguar.
A luta social é histórica e está inserida na cultura popular seridoense. Observando essa realidade, a AFESOL, criada no início de 2011, desenvolve atividades de acompanhamento, assessoria e indução de experiências solidárias.
Atuamos na perspectiva da gestação e consolidação de associações, cooperativas e grupos de economia solidária, contribuindo para o estabelecimento de um novo modelo de desenvolvimento social e econômico.
A articulação de experiências solidárias potencializa a concepção de um novo paradigma de existência social na região do Seridó Potiguar: o empoderamento da sociedade civil organizada e o aprofundamento da democracia social, econômica e política.
A implantação dos tanques de resfriamento que foram e estão sendo instalados na região do Seridó, dão respaldo a uma necessidade muito grande dos pequenos produtores de leite da região, detectados através de uma pesquisa de campo efetuada pela EMATER/ADESE. Essas instalações têm como objetivo principal atender de maneira direta e dando enfoque ao pequeno produtor, que tem muita dificuldade para dar vazão a sua produção, e também para tentar sanar o problema da qualidade do leite e seus derivados, uma vez que o leite recebido por estes tanques além de maior tempo de conservação através do resfriamento, passa também por um teste de acidez, feito no ato do recebimento, garantindo assim a qualidade do leite .
Uma vez instalados em locais estratégicos para atender maior número possível de produtores, esses tanques devem mexer também com as comunidades locais, no tocante do seu cotidiano, no trato da sua própria produção. O trabalho da incubadora AFESOL vai ao rastro das instalações destes tanques, para atender as novas necessidades das comunidades envolvidas no trato da formação e manutenção de cooperativas e associações, e implantação de um projeto da Pedagogia da alternância para que este atendimento se torne o mais abrangente possível em todas as esferas destas comunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário